aBlog

TOXINA BOTULÍNICA, VOCÊ SABE O QUE É?

Mais conhecida como Botox, essa substância oferece diversos benefícios 

A Toxina Botulínica é uma proteína produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Quando utilizada através de aplicações e em pequenas quantidades, ela atua bloqueando a musculatura, amenizando rugas e linhas de expressão facial indesejadas.
O que nem todo mundo sabe, é que além do uso em procedimentos estéticos, ela também age em problemas como a sudorese em excesso nas axilas, mãos e pés, na correção do sorriso gengival e é utilizada em alguns tratamentos médicos, como os para enxaqueca e estrabismo, por exemplo.

Aplicação Toxina Botulínica

Quais são as principais causas das marcas de expressão?

As marcas de expressões são causadas pela contração dos músculos durante toda a vida, por isso, com o passar do tempo a tendência é que elas fiquem cada vez mais evidentes. Além disso, tabagismo, alimentação inadequada, exposição ao sol sem os devidos cuidados, excesso de bebidas alcoólicas, entre outros fatores externos, podem contribuir para o aumento ou aceleração do aparecimento das marcas de expressão.

Sinais do tempo na pele

Quais as indicações para o uso do Botox?

O Botox, ou a Toxina Botulínica, é indicado para prevenir ou amenizar linhas de expressão e rugas na região facial, como por exemplo, os famosos “pés de galinha” nos cantos dos olhos, as linhas entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa. Além disso, ele também é utilizado para o reposicionar as sobrancelhas – leve arqueamento.

Para o tratamento da sudorese – transpiração excessiva – o Botox já tem sido bastante utilizado.  Nesse caso, o produto é aplicado diretamente na pele das axilas, nas palmas das mãos ou nas plantas dos pés, paralisando com isso, as glândulas sudoríparas da pele que são responsáveis pela transpiração em excesso.

Já para a correção do sorriso gengival, a substância é injetada na musculatura do lábio superior e com isso, inibe elevação, expondo menos a gengiva ao sorrir.

Aplicação da toxina nas axilas

Duração e resultados?

O resultado da utilização do Botox em tratamentos estéticos podem ser percebidos 3 dias após a aplicação, porém, em alguns casos o resultado pode chegar em até 15 dias. A duração varia de 4 a 6 meses, dependo da resposta do organismo de cada pessoa, o mesmo para a correção do sorriso gengival.
No caso de tratamentos feitos na pele do rosto, geralmente é necessário um retoque após 30 dias da primeira aplicação – isso para os tratamentos estéticos faciais e é possível reaplicar após 3 meses (nunca antes disso).
No caso do tratamento da sudorese, uma única sessão de tratamento pode fornecer meses de alívio aos sintomas e pode ser aplicado de 1 a 2 vezes no ano, já que é possível notar uma melhora expressiva apenas com 1 sessão.

A Toxina Botulínica tem efeito reversível, ou seja, não é um procedimento definitivo em nenhum dos tratamentos em que é utilizado. Isso porque, de 4 a 6 meses há o retorno da função neuromuscular. Uma das principais vantagens disso é que o paciente pode retornar à aparência anterior sem nenhum tipo de sequela, caso por algum motivo não tenha gostado ou se adaptado à nova aparência.

Existe algum tipo de efeito colateral ou dor durante o procedimento?

No geral, não existe nenhum efeito colateral expressivo. Após o procedimento podem surgir pequenos hematomas na região onde a substância foi aplicada, porém, eles somem em poucos dias, já que são absorvidos pelo organismo. Maquiagem pode ser usada, porém, é preciso ter cuidado para não pressionar a área após algumas horas após a aplicação. Esse procedimento é muito bem tolerado pela maioria dos pacientes, mas para os mais sensíveis, pode ser aplicada uma pomada anestésica no local para evitar desconforto durante o procedimento.

Quem pode executar a aplicação da Toxina Botulínica? 

A aplicação deve ser feita por profissionais treinados para executar essa técnica. Entre eles médicos dermatologistas e biomédicos. É muito importante que o procedimento seja realizado em lugares regulamentados para isso.

O que acha de marcar uma avaliação e ver se esse procedimento é o mais indicado para você? Até a próxima!



Compartilhe: