Blog Mais Beleza

Tratamentos Estéticos para Pacientes Oncológicos

[vc_row css_animation=”” row_type=”row” use_row_as_full_screen_section=”no” type=”full_width” angled_section=”no” text_align=”left” background_image_as_pattern=”without_pattern”][vc_column][vc_column_text]Olhar-se no espelho e gostar do que se vê eleva a auto-estima e ajuda em qualquer tratamento de saúde. Por isso, quando se passa por um tratamento contra o câncer é bom se prevenir e buscar orientações para estar sempre de bem consigo mesmo.

Quando falamos em efeitos colaterais do tratamento contra o câncer temos a queda dos cabelos, o ressecamento da pele, a queda dos cílios e das sobrancelhas, manchas na pele e etc.

Com isso, o Estúdio Mais conversou com duas médias com o intuito de tirar algumas dúvidas que possam surgir quando falamos de tratamentos estéticos para pacientes com câncer de mama. Então dá uma lidinha no que a gente preparou para vocês:

1- Pacientes com câncer de mama podem fazer massagens como drenagem linfática?
Pacientes com câncer de mama podem realizar drenagem linfática manual com profissionais capacitados, principalmente em casos em que removemos os linfonodos axilares cirurgicamente o que dificulta e torna mais lenta a circulação da linfa, resultando em linfedema. A drenagem pode melhorar de forma positiva o alívio da dor, diminuição da sensação de peso, parcialmente o inchaço e a parestesia, com melhora da qualidade de vida das pacientes.

2- A micropigmentação de sobrancelha é indicada no caso de queda dos pelos?
O tratamento do câncer frequentemente leva a queda dos pelos e em alguns casos, a perda da areola-mamilo da mama. Como alternativa para amenizar esteticamente o tratamento, temos a micropigmentação de sobrancelhas e do complexo aréola-mamilo. Podemos realizar os procedimentos, desde que sejam:
– Autorizados pelo médico oncologista/mastologista com exame que confirme imunidade adequada da paciente
– hemograma(para não prejudicar o tratamento e não termos complicações infecciosas). Ideal aguardar término da quimioterapia endovenosa, porém cada caso pode ser analisado.
– Produtos hipoalergênicos
– Condições de higiene mais rigorosas.

3- Pacientes com câncer tratado podem submeter-se a procedimentos estéticos?
Dependerá do procedimento estético e da atual situação do tratamento da doença. A priori, se já terminou o tratamento completo, com autorização do médico qual a acompanha não haveria problemas.

4- Qual o cuidado diferente uma paciente com câncer de mama deve ter quando se fala de estética?
A maioria das pacientes possuem imunidade mais debilitada, principalmente durante o tratamento de quimioterapia e radioterapia, temos que ter mais cuidado e restrições com os procedimentos invasivos, para evitar o risco de infecção. Após essa fase de tratamento, com imunidade restaurada e autorização do médico responsável, não haveria mais problemas. Os demais procedimentos deverão ser analisado caso a caso.

5- Pacientes que fizeram radioterapia, podem realizar procedimentos estéticos?
Que cuidados elas devem ter?
Após o término da radioterapia, com a liberação do médico responsável, a priori podemos realizar procedimentos estéticos .

6- Pacientes que trataram o câncer e que ficaram com manchas na pele, podem optar por tratamentos estéticos? Como por exemplo peeling e luz pulsada?
Decorrente ao tratamento contra o câncer de mama é comum que surjam manchas na pele em diversas regiões, isso depende do tratamento que foi associado. Procedimentos estéticos como a Luz Pulsada e o Peeling são perfeitamente recomendados para esses casos de câncer tratado. Pode variar a indicação do procediemento dependendo da região do corpo.

7- Em casos de ressecamento da pele, o que é indicado?
Podemos usar hidratantes, porém com a atenção para que sejam hipoalergenicos. Durante o tratamento temos predisposição a ter a pele mais sensível. Pergunte ao seu médico e dermatologista.

8- Sobre o Botox, é liberado para os pacientes após o tratamento?
Após tratado e com a liberação do médico, o paciente pode sim fazer aplicações de Botox. O mesmo se aplicada quanto a preenchimento com ácido hialurônico.

 

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]