Blog Mais Beleza

Peeling Facial: que tal uma pele renovada?

As técnicas de peeling consistem na remoção das camadas mais superficiais da pele, com isso, o tecido morto descama, e estimula a produção de colágeno, dando origem a uma nova formação dérmica, deixando a pele mais viçosa. É utilizado em diversos tratamentos, como nos casos de acnes, peles excessivamente oleosas, cicatrizes, manchas causadas pelo sol ou melasmas, cravos, estrias, flacidez e pra quem busca rejuvenescimento, atenuando rugas e os sintomas do envelhecimento. Existem duas formas de se classificar o procedimento, o tipo do material (físico, químico ou laser) ou o grau de abrasão, sendo o superficial o método menos abrasivo.

A de média profundidade, que passa pelas camadas mais superficiais, renova a camada externa da pele, auxiliando na produção de colágeno. E a mais profunda que é mais abrasiva, e deve-se atentar nos cuidados após o procedimento. Para isso é fundamental que um profissional possa avaliar qual o melhor peeling para a sua pele e qual profundidade.

Quais são os três tipos de peeling?

Existem os peelings físicos, como o de cristal, diamante, microdermoabrasão, que são métodos mecânicos. Consiste em uma esfoliação intensa, que favorece a absorção de nutrientes pela pele, sendo muito utilizado no tratamento de cravos, e até de estrias. Podem ser mais ou menos abrasivos, dependendo do resultado desejado. No peeling químico são utilizados ácidos que promovem a descamação da pele, também podem ser mais ou menos abrasivos dependendo do tipo de tratamento escolhido. Alguns ácidos utilizados nos procedimentos são, o ácido retinóico, ácido salicílico, ácido tricloroacético, ácido glicólico, entre outros. Já no peeling a laser, a pele sofre com o aquecimento de dentro para fora, estimulando uma renovação celular sem a descamação ou irritação. É comum profissionais indicarem tratamentos que alinhem diferentes métodos, a fim de garantir um resultado mais satisfatório e duradouro. Além disso, o peeling também pode ser realizado em outras partes do corpo como o colo, mãos e pescoço, melhorando a textura e promovendo rejuvenescimento da pele ou em coxas, pernas e barriga, nos casos onde se busca o tratamento com o objetivo de suavizar estrias.

Como é feito o tratamento?

O Peeling é feito no consultório e leva de 15 a 30 minutos. O medicamento é aplicado no local e entre 2 ou 3 dias a pele começa a descamar. É comum a sensação de ardor após o tratamento, mas deve passar logo. O tempo do retorno vai depender do procedimento escolhido, quanto mais superficial menor vai ser a durabilidade, tendo então que repetir com uma certa frequência. Já em procedimentos químicos, ou mais profundos o ideal é que sejam feitos com baixa frequência. O tempo de cada tratamento e quantas sessões são necessárias para chegar no resultado desejado vai depender do tipo de tratamento que está sendo feito, existem tratamentos que podem durar três meses pelo intervalo de tempo entre as sessões, ou tratamentos que já se observa o resultado após duas sessões.

Quem realiza o Peeling Facial?

É um procedimento estético feito pela dermatologista ou profissional especializado, por ser um procedimento abrasivo. Peelings de baixa profundidade podem ser realizados por esteticistas, pois atingem a camada mais superficial da pele. Procure sempre por um profissional capacitado, pesquise, e converse para alinhar o resultado que você deseja com o tratamento que a dermatologista pensou para você. É importante que o procedimento seja bem explicado e todos os cuidados antes do procedimento a após sejam seguidos.

Quais cuidados devo ter antes do Peeling Facial?

Não utilizar nenhum produto cosmético um dia antes ao procedimento, evitar o contato com o sol. Pode também haver a necessidade de iniciar tratamento com ácidos na forma de cremes para a pele poder se acostumar.

Quais os cuidados após a aplicação de Peeling Facial?

Após o tratamento a pele fica muito sensível, é importante evitar contato com o sol até uma semana depois do procedimento, usar filtro solar constantemente, não utilizar cosméticos. Cremes e sabonetes que parecem inofensivos podem causar desconfortos, e em casos de peelings mais profundos podem haver algumas outras restrições. O tempo da recuperação completa varia de 5 dias nos tratamentos mais leves e 45 em casos de tratamentos mais profundos. Siga todas as recomendações do seu dermatologista.

Quais as contra indicações à aplicação do Peeling?

O procedimento não deve ser realizado no caso de alergia a qualquer componente dos produtos, mulheres gestantes ou lactantes não devem fazer peelings químicos ou a laser, somente procedimentos menos invasivos.

No Estúdio Mais você encontra profissionais especializados em Peeling Facial, agende sua avaliação e venha ficar ainda mais linda.