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Atitudes positivas: especialista dá dicas do que fazer para manter a saúde e o bem-estar durante o isolamento

Em tempos de distanciamento social, adotar atitudes positivas é fundamental. “Manter a tranquilidade durante o período de isolamento não é fácil, mas juntos podemos superar esta fase”, afirma a Dra. Barbara Murayama, ginecologista de São Paulo. A seguir, ela dá 10 dicas do que fazer para manter a saúde e o bem-estar durante o confinamento. Confira.

1- Durma e acorde sempre nos mesmos horários

Isolamento social não é o mesmo que férias. Estabeleça horários fixos para acordar e para dormir. Evite despertar em horários variados, porque vamos passar por um longo período dentro de nossas casas e é necessário manter uma rotina. Isso ajuda o cérebro a ficar mais tranquilo.

2- Mantenha os horários das refeições

Seguindo a ideia de manter a rotina, é importante no período de isolamento que as refeições sejam feitas sempre nos mesmos horários. Se você mora com a sua família, aproveite o momento do almoço e do jantar para ficarem juntos. Evite comer em frente à televisão. Em vez disso, arrume a mesa para a família e tire partido disso. Conversem e compartilhem informações sobre como estão se sentindo. De preferência, agregue pessoas da família por vídeo-chamada ou telefone, principalmente os idosos.

3- Movimente-se

Um dos jeitos de fazer isso é realizar exercícios por cerca de uma hora diariamente, se você já tem o hábito. Se não, procure perfis de professores no YouTube e se movimente. Outra dica é caminhar dentro de casa mesmo. Baixe aplicativos de contagem de passos e tente bater a meta: o ideal recomendado são 6 mil passos por dia.

4- Tome sol

De manhã ou pela tarde, tomar meia hora de sol todos os dias é essencial. Aproveite a varanda, se você tem, o quintal, o jardim, ou mesmo uma brecha na janela.

5- Desconecte-se

Neste período em que o coronavírus tem sido o assunto principal de todos os jornais, é natural ser bombardeado com informações sobre o tema. No entanto, o excesso de notícias pode ser prejudicial à saúde mental. Por isso, tente deixar o celular de lado por pelo menos duas horas por dia. Pode ser de manhã cedo ou no fim do dia, sempre no mesmo horário. Aproveite esse tempo para meditar, brincar com as crianças, ler um livro ou mesmo não fazer nada.

6- Evite café e outras bebidas estimulantes

Muitas pessoas já estão sofrendo com dificuldades para dormir. Se você é fã de cafeína, prefira consumir a bebida até no máximo as 15h para evitar distúrbios do sono. Depois desse horário, prefira bebidas tranquilizantes.

7- Beba água

É muito importante manter o corpo hidratado. Principalmente neste período de isolamento, não se esqueça de beber pelo menos dois litros de água por dia. O corpo precisa de água para se manter tranquilo e funcionar bem.

8- Evite doces e bebidas alcoólicas

Mais uma vez, vale lembrar que quarentena não é férias. Por isso, evite consumir álcool e açúcar. Doces são inflamatórios e devem ser consumidos com moderação.

9- Divida as tarefas de casa com outros moradores

Se você mora sozinho não tem jeito, mas, se mora com outras pessoas, divida as tarefas domésticas, inclusive com as crianças. Isso ajuda a diminuir o estresse de todos. Aliás, não guarde o estresse. Compartilhe com as pessoas o que você está sentindo e ligue para os amigos e familiares, principalmente os idosos!

10- Mantenha os hábitos de higiene

Neste momento, é recomendado ter ainda mais cuidado com os hábitos de higiene. Para os homens, a dica é: se puderem cortar a barba, melhor. Já para as mulheres, o ideal é manter as unhas curtas para evitar acúmulo de impurezas. E, claro, tire o pijama, mesmo para ficar em casa. Isso ajuda a manter a autoestima e o astral.

Leia também as nossas dicas de como aproveitar o período em casa e investir no autocuidado.



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