aBlog

Recolhimento: como aproveitar o período em casa e investir no autocuidado

A pandemia de coronavírus fez com que o mundo inteiro interrompesse a rotina de uma hora para outra. Repentinamente, as pessoas tiveram de trocar o ambiente de trabalho pelas suas casas, e o chamado “home office” acabou se tornando regra geral. O isolamento social recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) pode trazer muitas aflições, mas também algumas oportunidades, como vêm mostrando especialistas de diversas áreas.

A quarentena é um período de recolhimento. Não por acaso, ela coincide com a Quaresma, um tempo em que é preciso deixar morrer para que outra coisa melhor renasça em seu lugar. Nesta nova realidade, silenciar, respirar e viver um dia de cada vez se tornaram exercícios importantes – ou, melhor dizendo, essenciais para manter a saúde e a autoestima.

Em tempos de crises mundiais, é normal nos sentirmos mais ansiosos e preocupados com o futuro. Mas é preciso manter a calma – e há uma série de atitudes que podemos adotar para facilitar o processo. Especialistas em beleza, instrutores de mindfulness (prática meditativa que prega o estado de atenção plena ao momento presente) e até astronautas (quem melhor do que eles para falar sobre isolamento?) dão dicas de como aproveitar o período em casa e investir no autocuidado.

Veja 5 dicas de como aproveitar o recolhimento e investir no autocuidado:

Pele revigorada

Mantenha a rotina de beleza sem sair de casa. Quer resgatar o viço da pele? Aproveite que agora temos um pouco mais tempo livre e aposte em uma máscara de argila. A argila verde é uma das preferidas principalmente por controlar o excesso de oleosidade da pele, característica que incomoda a maioria das brasileiras — além de ser uma alternativa barata e eficaz para cuidar da beleza sem sair de casa.

A argila pode ser usada em forma de máscara facial e sua forma de preparo é muito simples. Misture uma colher (sopa) de argila em pó com uma colher (sopa) de água mineral em um recipiente de plástico até formar uma pasta. Em seguida aplique no rosto com pincel ou os dedos e deixar agir por 20 minutos, enxaguando bem no final.

Sobrancelha livre

Aproveitar o período de pouco contato social para deixar a sobrancelha crescer é a dica da profissional Denise Ronda à revista “Quem”. Segundo ela, a recomendação é usar uma máscara de cílios incolor para manter os fios no lugar e resistir à tentação de tirar alguns pelinhos por conta própria antes de reencontrar uma especialista em design de sobrancelhas.

Cabelos macios

Investir em produtos feitos com ingredientes naturais – e que você provavelmente tem em casa – é uma boa forma de manter a beleza em dia durante o período de confinamento. Em entrevista ao site “A Gazeta” a cabeleireira Alana Diniz recomenda hidratar as pontas dos cabelos com óleo de coco extra virgem. Deixe o produto agir por algumas horas e depois lave os fios primeiro com condicionador, depois xampu, e, por último, condicionador novamente.

Atenção para a respiração

Só de prestar atenção à respiração a pessoa já se acalma. A dica, muito simples, é da especialista em mindfulness Luiza Bittencourt. Na situação atual, lemos muita coisa, algumas até sensacionalistas, e é comum vários pensamentos surgirem. Então sempre que perceber que os pensamentos estão fugindo para o futuro, para algo que ainda não aconteceu, a respiração é a nossa âncora para o momento presente, ajudando a lidarmos com o momento presente da melhor forma possível”, diz ela, em entrevista ao site da revista “Glamour”.

Comunique-se!

Diante da pandemia, a NASA publicou um artigo com dicas da astronauta Anne McClain. Uma delas é sobre a importância de manter a comunicação, seja com colegas de trabalho, amigos ou familiares. “Compartilhe informações e sentimentos livremente”, diz ela. “Fale sobre suas intenções antes de agir. Ouça, depois confirme a mensagem para ter certeza de que ela foi entendida. Admita quando estiver errado.”



Compartilhe: