aBlog

10 ingredientes naturais utilizados nos cosméticos

Sua pele tem fome de quê? Você provavelmente ficaria surpresa com a resposta. Café, coco, uva e até lúpulo – sim, aquela planta que, junto com o malte, a água e a levedura, é usada na fabricação da cerveja – estão na lista dos ativos e ingredientes naturais mais utilizados nos cosméticos atualmente.

Segundo um estudo realizado no ano passado pelo Kantar Worldpanel, os brasileiros são os mais engajados e conscientes quando o assunto são os ingredientes naturais presentes nos produtos de beleza: 57,7% dos entrevistados se dizem preocupados com a preservação da natureza. A porcentagem cai para 51,9% na Europa Ocidental e 43,1% nos Estados Unidos, por exemplo.

Números como esses só reforçam a transformação pela qual o mercado de cosméticos vem passando nos últimos anos. Eles representam consumidores cada vez mais preocupados com a origem dos produtos, atentos aos ingredientes e aos benefícios que eles proporcionam. Conheça alguns a seguir.

Ingredientes naturais utilizados em cosméticos e como eles agem

Conhecida popularmente como babosa, a aloe vera produz o extrato glicólico responsável pela hidratação da pele. Além disso, ela tem ação emoliente, antioxidante, tonificante, anti-inflamatória, refrescante, protetora e restauradora de tecidos. Por isso, é bastante usada em preparações calmantes para peles sensíveis, irritadiças ou secas.

A aloe vera é usada no tratamento de espinhas, psoríase, coceiras, eczemas, erisipela e picadas de insetos. Cremes que previnem rugas e flacidez podem levar esse ingrediente, assim como protetores solares, hidratantes, espumas para banho e xampus.

Não é à toa que o óleo de amêndoas é um desses ingredientes naturais que nunca faltam nos conselhos de beleza das avós. Extremamente versátil, ele pode ser usado para prevenir estrias durante a gravidez, hidratar o cabelo ou como coadjuvante em uma boa massagem. Isso porque a amêndoa contém ácido oleico, também conhecido como ômega-9, substância emoliente essencial para a beleza da pele.

Os mais versáteis

café, por sua vez, é um poderoso antioxidante, essencial no combate aos radicais livres responsáveis por acelerar o processo de envelhecimento, causando rugas, manchas e outros sinais. Ele absorve radiação ultravioleta, é hidratante, emoliente, atua como modelador e firmador corporal, além de evitar o acúmulo de gordura – atuando, portanto, como coadjuvante no combate à celulite e à gordura localizada. Também pode estar presente em xampus anticaspa e condicionadores revitalizantes.

O famoso óleo de coco contém ácidos graxos que atuam como emolientes. Isso quer dizer que ele atua amaciando e suavizando a pele, dando flexibilidade e formando uma espécie de camada protetora que previne contra a perda de água. Altamente indicado no tratamento de peles ressecadas, pode ser encontrado em cremes e loções hidratantes para o corpo e séruns faciais que reduzem a aparência de rugas e linhas de expressão.

Frutos do Brasil e do mundo são utilizados em cosméticos

Originário da região norte do Brasil, o cupuaçu produz uma semente rica em ácidos graxos, assim como o óleo de coco. A fruta é rica em vitamina C, o que faz do cupuaçu um ótimo aliado para ter uma pele mais firme. A vitamina C é um poderoso antioxidante, ajudando a combater os radicais livres que causam envelhecimento precoce.

Ela também atua na produção de colágeno, que tem um papel essencial na recuperação de lesões na pele. Por tantas qualidades, a manteiga de cupuaçu é utilizada em loções e cremes emolientes, cicatrizantes (ideal para tratar dermatites), cremes anti-idade, além de batons e protetores labiais.

Se você costuma ler os rótulos dos cosméticos, é provável que tenha encontrado o karité nas fórmulas de alguns deles. A manteiga de karité é feita a partir do fruto de uma árvore de origem africana que cresce em países como Nigéria, Senegal e Burkina Faso. Por ser muito nutritiva, essa manteiga traz benefícios poderosos para a pele e os cabelos, auxiliando na proteção contra os raios UV. É antioxidante e previne o ressecamento.

Perfumada e versátil quando o assunto é cuidado com a pele, a lavanda faz parte do grupo de ingredientes naturais queridinhos da medicina alternativa há séculos. Como princípio ativo de produtos de beleza, seu óleo é capaz de recuperar lesões e evitar que condições se proliferem, mantendo a saúde cutânea. Por isso suas propriedades garantem a presença da lavanda em séruns, loções e cremes cicatrizantes e calmantes para a pele, além de óleos corporais, cremes para massagem relaxante e até cosméticos infantis.

Lúpulo também está na lista de ingredientes naturais

Planta da família das canabáceas que, junto com o malte, a água e a levedura, é usada na fabricação da cerveja, o lúpulo está entre os ingredientes naturais que contêm flavonoides, taninos e minerais que conferem atividade antioxidante, anti-inflamatória e adstringente a esse princípio ativo. O ingrediente controla e equilibra o excesso de oleosidade do couro cabeludo. Por isso, é encontrado em xampus e condicionadores para cabelos oleosos. Também é utilizado em géis, séruns, loções e cremes que evitam a hiperpigmentação da pele.

Celebrado como “o novo argan”, o murumuru é a semente de uma palmeira da região amazônica da qual se extrai um óleo emoliente e nutritivo usado em cosméticos como hidratantes e batons. A manteiga também já marca presença em xampus, condicionadores e máscaras que garantem hidratação de sobra. Por ser rica em ácidos graxos, contribui com a barreira cutânea, evitando o ressecamento e devolvendo a maciez da pele.

Outra fonte incrível de Vitamina C é a uva. Por isso o fruto está entre os ingredientes naturais mais utilizados em cosméticos hoje. O óleo de semente de uva tem alta concentração de ômega 6 e vitamina E, que confere a esse ativo propriedades hidratantes, antioxidantes e emolientes. Ele regenera a pele e previne a flacidez e o aparecimento das estrias por causa da elevada concentração de alfa-tocoferol. Pode ser usado em óleo de banho ou massagem.

Quer saber como deixar a sua pele mais bonita e saudável? Agende uma avaliação em uma das unidades do Estúdio Mais!



Compartilhe: