Em São Paulo, milhares de pessoas vivem em situação de rua. Enquanto muitos se recolhem em casa, para evitar aglomerações, essas pessoas permanecem vulneráveis, especialmente no Centro da capital paulista. E em meio a tudo isso, a assistente social Carmen Lopes, 49, é mais uma mulher que faz a diferença. Ela percebeu a situação e decidiu fazer algo, optou por renunciar à própria quarentena para se dedicar ao cuidado dos mais desassistidos nesse momento, para realizar esse trabalho voluntário.
A decisão surgiu logo que a cidade entrou com medidas de isolamento social e foi nesse momento, que Carmen passou a “correr atrás” de produtos de higiene como sabão, sabonete, absorventes íntimos, lâminas de barbear, entre outros, para montar kits para mulheres, homens e pessoas transexuais que vivem nas ruas. Álcool em gel e máscaras foram produtos que ela encontrou mais dificuldade para conseguir “Isso é ouro por aqui”, disse ao Portal Universa. Até o início da segunda quinzena de março, Carmen havia conseguido distribuir 800 kits. Além disso, ela tem organizado a distribuição de alimentos em marmitex às quartas e domingos.
Trabalho de assistência
Carmen é bastante conhecida na região, tanto pelos comerciantes locais quantos pelas pessoas que vivem ali. Desde 2013 a paulista vem realizando trabalho de assistência aos que mais precisam. Há pouco mais de dois anos, a assistente criou o coletivo Tem Sentimento, grupo formado por dez pessoas, a maioria mulheres, que realizam ações sociais na região da Luz.
Mulheres como a Carmen com certeza nos inspiram a acreditar em um mundo melhor.
Fonte: Portal Universa (https://www.uol.com.br/universa/) | Foto reprodução Universa
Quer saber como manter a saúde e o bem-estar durante o isolamento? Especialista dá dicas.