aBlog

Enfrentando a sobrecarga do isolamento

Diante da pandemia que o mundo está vivendo, muitas pessoas viram sua rotina mudar completamente. Para as mulheres que trabalham e têm filhos, essa mudança pode ter sido ainda mais intensa, já que agora, elas precisam conciliar home office, tarefas domésticas, homeschooling, brincadeiras com os filhos, entre outros afazeres, e tudo isso, pode deixá-la mais cansada física e emocionalmente.

Nós já falamos aqui que é preciso manter o autocuidado mesmo em meio a tudo isso. Cuidar da saúde, da alimentação, movimentar o corpo, dormir bem, beber bastante água e tentar manter uma rotina diária, sem se esquecer dos cuidados com seu corpo, sua mente e pele, farão com que se mantenha bem para conseguir lidar com tudo nesse momento. Porém, é importante saber que não é (e nem precisa ser) forte o tempo todo.

Pegue leve consigo mesma

Assim como qualquer outro ser humano, você tem altos e baixos e é preciso respeitar isso.  Lembre-se de pegar leve consigo mesma, ficar perto das pessoas que ama (ainda que virtualmente) e se fortalecer nesses vínculos com a certeza de que tudo isso vai passar. Permita-se descansar e tente não se cobrar tanto. Divida tarefas (sempre que for possível), seja franca sobre o que tem sentido quando for preciso e tente ter um tempo só para você, mesmo que seja um curto tempo. Além disso, defina prioridades no seu dia a dia. Se planejar e se organizar pode ser ainda mais fundamental agora.
Busque o equilíbrio, tente extrair lições positivas dessa experiencia e não se esqueça: respeitar seus limites físicos e mentais é um bem que faz a você e aos que convivem com você. Cuide-se!

 

Quer saber como manter a saúde e o bem-estar durante o isolamento? Especialista dá dicas.



Compartilhe: