aBlog

A importância do Ácido Hialurônico para a pele

Você sabe o que é o Ácido Hialurônico?

Nesse post vamos falar um pouco mais sobre os benefícios do ácido hialurônico, uma substânica presente no nosso organismo e que pode combater o envelhecimento da pele.

Produzido de forma natural pelo nosso corpo, o Ácido Hialurônico é um dos grandes responsáveis pela hidratação e firmeza da pele. É uma molécula de açúcar que todos nós temos no organismo. Apesar de estar presente em algumas partes do corpo, ele surge em maior quantidade na pele, preenchendo o espaço entre as células, mantendo-a hidratada e mais elástica. A má notícia é que com o passar dos anos sua produção começa a diminuir consideravelmente.

Como repor esse ativo em nosso corpo?

Com o passar do tempo – especialmente a partir dos 25 anos – a produção do Ácido Hialurônico pelo nosso organismo chega a diminuir cerca de 1/3, o que deixa a pele desidratada e menos densa. Com essa diminuição natural, é muito positivo repor ou estimular a produção desse composto em nosso organismo.
Muito indicado pelos dermatologistas e reconhecido no mundo devido aos ótimos benefícios ao corpo, o Ácido Hialurônico preenche os espaços entre as células e com isso, reduz rugas e linhas de expressão, além de reter uma alta quantidade de água, o que mantem a pele mais firme e hidratada.

Quais os benefícios do Ácido Hialurônico?

O Ácido Hialurônico é muito conhecido por seu potencial hidrante. Além disso, ele ajuda a manter a sustentação e a recuperar a elasticidade da pele, mantendo-a mais revitalizada, viçosa e saudável. Um outro benefício do uso dessa substância, é que ela acaba atuando no preenchimento natural das linhas de expressão, proporcionando uma textura mais uniforme da pele. Repor esse ativo é fundamental e isso deve ser feito assim que os primeiros sinais de envelhecimento surgirem.

       O ácido hialurônico, quando injetado na pele, preenche o subcutâneo deixando a superfície da pele mais lisa e mais hidratada

Combatendo rugas e linhas de expressão

As rugas surgem com a diminuição da produção de Ácido Hialurônico e do colágeno em nosso corpo, processo natural da pele. Porém, alguns fatores externos como maus hábitos alimentares, vícios e exposição ao sol sem proteção, também contribuem para esse processo. O Ácido Hialurônico pode ser usado tanto nas rugas dinâmicas, aquelas causadas através do movimento dos músculos faciais como nas chamadas rugas estáticas, que ficam visíveis mesmo quando não há movimento do rosto.
Esse ativo pode ser utilizado através de procedimentos estéticos invasivos e/ou através do uso de dermocosméticos – para qualquer tipo de tratamento, é sempre importante consultar um profissional que saberá indicar a melhor opção para você.

Ácido Hialurônico Reticulado e não reticulado

Existem dois tipos de denominação para esse ativo: reticulado e não reticulado. Elas indicam para quais fins o Ácido é destinado. O reticulado é mais utilizado em procedimentos estéticos (injetáveis), como os de preenchimento, por exemplo, e leva mais tempo para ser absorvido, porém, seus efeitos duram muito mais tempo. Já o não reticulado está presente em dermocosméticos, como em cremes e séruns. Aqui, as moléculas que compõe o ácido não estão unidas, mas circula livremente, podendo ser aplicado em uso tópico na pele.

Antes e Depois – Região dos Olhos

Quem pode usar Ácido Hialurônico?

Esse Ácido não sensibiliza a pele, por isso, pode ser utilizado em qualquer período do dia (no caso dos dermocosméticos) e costuma ser muito bem aceito por todos os tipos de pele, já que não tem contraindicações. Apesar disso, é importante consultar um profissional, especialmente mulheres grávidas ou lactantes.

Tratamentos estéticos para repor Ácido Hialurônico

Botox – A Toxina Botulínica age bloqueando a ação de substância chamada acetilcolina, responsável pela contração muscular, sendo indicada para o tratamento das rugas que aparecem frente a movimentação da musculatura, as chamadas rugas dinâmicas. Suas principais indicações são para os “pés de galinha”, as rugas da testa e para o arqueamento das sobrancelhas. Pode ainda tratar a sudorese em excesso das axilas, mãos e pés, o sorriso gengival e a região do pescoço. Utilizamos o produto original do laboratório farmacêutico Allergan, o verdadeiro Botox.

Preenchimento – É um procedimento indicado para aquelas rugas que aparecem ao repouso – as chamadas rugas estáticas -, para embelezamento e reestruturação da pele envelhecida. Para esse tratamento, utilizamos o ácido hialurônico, que é seguro e possui capacidade higroscópica (absorve água). O preenchimento pode ser feito no Sulco nasolabial (famoso “bigode chinês”), nos lábios (volume e contorno), olheiras (preenche a goteira lacrimal), em cicatrizes: atenua a cicatriz, no códigos de barras (ruguinhas em cima da boca) e na linha de marionete (baixo nas laterais dos lábios).

Harmonização Facial – Associação de procedimentos que promovem a harmonia entre as três áreas da face: a parte superior que vai até a área dos olhos; a parte média que inclui o nariz e as bochechas e a parte inferior, onde estão a boca e queixo.
Os resultados são a melhora na harmonia do rosto, atenuando traços da face com a redução da flacidez, rugas, linhas de expressão, olheiras, manchas e cicatrizes.

Gostaram? Não deixem de acompanhar nosso blog que sempre traremos ótimas dicas por aqui!



Compartilhe: