aBlog

Tratamentos estéticos para Celulite

Nesse post vamos falar sobre o que é celulite, quais são suas causas, como prevenir e tratar esse problema tão comum entre as mulheres

Você sabe o que é Celulite?

Celulite é o nome que se dá a Lipodistrofia Ginóide (LDG), nome científico do acúmulo de gordura, água e toxinas nas células. Muitas pessoas desenvolvem a celulite, que se caracteriza pelo aspecto ondulado da epiderme – camada externa da pele – em algumas áreas do corpo. Embora seja mais comum em pele branca, esse é um “problema” que afeta cerca de 95% das mulheres de todas as etnias, após a puberdade. É muito raro homens apresentarem celulite, isso só ocorre quando há algum tipo de desequilíbrio hormonal.
Apesar de não ser uma doença, a celulite é uma característica que desagrada muitas mulheres. O mais comum é elas aparecerem em áreas como coxas, nádegas e quadris, mas algumas vezes, podem aparecer no abdômen, braço e até mesmo nas mamas. São nessas áreas do corpo, que a gordura sofre influência do estrógeno (hormônio feminino) e por isso, ocorre o aparecimento dos temidos “furinhos”, que podem aparecer também em mulheres magras.

As ondulações da pele vistas na celulite são resultantes do aprisionamento da gordura subcutânea pelos septos fibrosos

Quais são as causas do aparecimento da celulite?

As causas do aparecimento da celulite ainda não são totalmente conhecidas. Mas as suposições que mais justificam o seu aparecimento são, na maioria das vezes, genética, etnia, biotipo corporal, sedentarismo, problemas hormonais e circulatório, o uso de pílulas anticoncepcionais, alimentação desregulada, a distribuição de gordura, aumento de peso e até mesmo o estresse. O aspecto “casca de laranja”, que muitas mulheres se queixam, ocorre devido à elevação da gordura hipodérmica na pele.

Quais os tipos de celulite?

Sim, estudos feitos por dermatologistas brasileiros apontam que a celulite pode ser: Leve, Moderada ou Grave. Essa análise é feita através de exame clínico que avalia o número e profundidade de depressões, os aspectos das áreas elevadas da celulite, presença de lesões mais elevadas, entre outros. Os resultados variam muito, de acordo com detalhes clínicos mais importantes de cada pessoa.

Grau I: É quando as celulites só podem ser sentidas através do toque ou estímulo muscular;
Grau II: Nesse grau, ela se torna visível, mas ainda de forma discreta;
Grau III: Aqui o aspecto “casca de laranja” já é percebido, ou seja, as já é possível notar a elevação da gordura hipodérmica na pele;
Grau IV: Esse é o grau mais avançado, onde há aumento da tensão nas fibroses levando à inflamação e a dores.

Quais são os sintomas e como prevenir a celulite?

Os sintomas variam de acordo com o grau de celulite no corpo. Quando está muito no início, elas só aparecem ao apertara pele ou contrair o músculo. Já em um grau um pouco mais avançado, as ondulações já ficam visíveis na pele, sem nenhum tipo de estímulo. O estágio mais grave pode causar dores, endurecimento no local, sensibilidade, a região pode ficar mais fria, além do aspecto irregular da pele.
Para prevenir o aparecimento da celulite, é importante manter hábitos saudáveis como uma alimentação equilibrada e a pratica de atividades físicas, evitar o consumo de pílulas anticoncepcionais e o fumo e também o estresse. Além deles, beber bastante água diariamente ajuda a melhorar a circulação sanguínea e com isso, diminui a chance de desenvolver a celulite.

Principais tratamentos no combate à celulite?

Eis aqui uma boa notícia: sim, existem alguns tratamentos e produtos que podem ajudar e muito no combate à celulite. Dependendo do estágio, é possível até mesmo que esse problema seja totalmente reversível.
O investimento em tratamentos e produtos corretos ajudam muito na melhora do aspecto da celulite, mas, a orientação profissional é sempre o melhor caminho para quem quer mesmo resolver essa questão, pois ele irá avaliar o seu estágio e o que é melhor para você.
Os produtos dermocosméticos ajudam e podem ser utilizados até mesmo em casa, porém, quando associados à procedimentos estéticos como Dreno e Flash Detox, Massagem Modeladora, Radiofrequência, Endermoterapia, Carboxterapia Corporal, Lipocavitação, Enzimas, Bioestimuladores, entre outros, são muito mais eficazes.

Dreno Detox: Massagem corporal em todo o corpo, por meio de movimentos leves, lentos e relaxantes para melhorar a circulação linfática. Essa técnica de massagem é muito indicada no pós operatório de cirurgias, para redução de edemas e para quem quer tratar a celulite. Ela deve ser realizada de uma a duas vezes por semana, de acordo com a orientação do profissional.

Flash Detox: Essa massagem, conhecida pelo termo “Para caber no vestido no dia seguinte”, remove as toxinas das células de gordura a partir da drenagem linfática. Trata edema e as temidas celulites. Esse procedimento proporciona a aceleração do metabolismo e pode ser ativada com Heccus ou Radiofrequência para potencializar o resultado. O ideal é que seja feita a cada 1 semana e o mínimo de 10 sessões.

Massagem Modeladora: Essa técnica consiste em movimento rítmicos em todo o corpo e com uma pressão maior que em outros tipos de massagem. As manobras utilizadas ajudam a aumentar a circulação sanguínea, promovendo a modelagem corporal, a redução de medidas, gordura localizada e as celulites. O ideal é que seja feita de 1 a 2 vezes por semana, de acordo com a recomendação de um de nossos profissionais.

Radiofrequência: Esse tratamento tornou-se padrão em tratamento estético, sendo bastante indicado devido à sua versatilidade, eficácia e segurança. O aparelho remodela as fibras colágenas pré-existentes e estimula a formação de novas fibras colágenas e elásticas. Essa é técnica não invasiva tem resultados comprovados já nas primeiras sessões. O procedimento também melhora a vascularização – principal causa da celulite – a remodelação do colágeno e das fibroses, melhorando o aspecto “casca de laranja”, além de melhorar a hidratação e o aspecto da pele.

Endermoterapia: Esse tratamento consiste em um aparelho que promove a sucção da pele, causando um deslizamento da derme e da camada de gordura. Pode ser feito nas pernas, glúteos, barriga, costas e braços. Melhora na circulação sanguínea, diminui a retenção de líquidos e elimina as toxinas. Ajuda muito nos tratamentos das celulites, na modelação corporal, na gordura localizada, bem como nas fibroses e na tonificação da pele. O ideal é que seja feito 2 vezes na semana, para que os resultados sejam ainda mais evidentes e para potencializar esse tratamento, pode associá-lo à drenagem linfática e/ou massagem modeladora.

Carboxiterapia Corporal: Esse procedimento consiste na aplicação de gás carbônico (CO2) no tecido subcutâneo para estímulo da circulação sanguínea através de vasodilatação e para regenerar os tecidos, de forma segura e eficaz. Também estimula a produção de colágeno. No tratamento das celulites, ele melhora o aspecto “casca de laranja”. Recomenda-se um mínimo de 10 sessões, sendo 1 por semana, mas pode variar de acordo com a recomendação do profissional.

Lipocavitação|Heccus: É um tratamento com ultrassom que penetra profundamente no corpo, quebrando as moléculas de gordura, e consequentemente, melhorando as celulites. Essa técnica deve ser realizada no mínimo 1 vez por semana e deve ser seguida de uma sessão de drenagem linfática para que todas as toxinas e excesso de líquidos sejam realmente eliminados.

Intradermoterapia – Enzimas: Esse tratamento é feito com a aplicação de pequenas quantidades de medicamentos na derme. São usadas diferentes mesclas de medicamentos de acordo com a necessidade individual de cada paciente e é altamente seguro. Ele também melhora da circulação sanguínea local através do efeito vasodilatador que reduzindo o aspecto “casca de laranja” da pele. O mais indicado é que seja feito 1 sessão por semana.

Bioestimuladores (Radiesse e Sculptra):  Os bioestimuladores são muito eficientes para quem deseja ativar a formação de colágeno da pele, já que eles aumentam bastante a produção depois de ser aplicado. Eles auxiliam na redução das celulites e melhoram muito a qualidade da pele. Os resultados são muito duradouros e a indicação de quantidade deve ser prescrita por um profissional, de acordo com a sua necessidade.

Gostou? Com todos esses tratamentos somados à alimentação equilibrada e estilo de vida saudável, você alcançará resultados muito mais evidentes, rápidos e mais duradouros. Até a próxima!



Compartilhe: