aBlog

Ela faz diferença no Centro de São Paulo

Em São Paulo, milhares de pessoas vivem em situação de rua. Enquanto muitos se recolhem em casa, para evitar aglomerações, essas pessoas permanecem vulneráveis, especialmente no Centro da capital paulista. E em meio a tudo isso, a assistente social Carmen Lopes, 49, é mais uma mulher que faz a diferença. Ela percebeu a situação e decidiu fazer algo, optou por renunciar à própria quarentena para se dedicar ao cuidado dos mais desassistidos nesse momento, para realizar esse trabalho voluntário.
A decisão surgiu logo que a cidade entrou com medidas de isolamento social e foi nesse momento, que Carmen passou a “correr atrás” de produtos de higiene como sabão, sabonete, absorventes íntimos, lâminas de barbear, entre outros, para montar kits para mulheres, homens e pessoas transexuais que vivem nas ruas. Álcool em gel e máscaras foram produtos que ela encontrou mais dificuldade para conseguir “Isso é ouro por aqui”, disse ao Portal Universa. Até o início da segunda quinzena de março, Carmen havia conseguido distribuir 800 kits. Além disso, ela tem organizado a distribuição de alimentos em marmitex às quartas e domingos.

Trabalho de assistência

Carmen é bastante conhecida na região, tanto pelos comerciantes locais quantos pelas pessoas que vivem ali. Desde 2013 a paulista vem realizando trabalho de assistência aos que mais precisam. Há pouco mais de dois anos, a assistente criou o coletivo Tem Sentimento, grupo formado por dez pessoas, a maioria mulheres, que realizam ações sociais na região da Luz.

Mulheres como a Carmen com certeza nos inspiram a acreditar em um mundo melhor.

Fonte: Portal Universa (https://www.uol.com.br/universa/) | Foto reprodução Universa

 

Quer saber como manter a saúde e o bem-estar durante o isolamento? Especialista dá dicas.



Compartilhe: