aBlog

Pele jovem: cuidados de beleza para quem tem até 29 anos

Muita gente pensa que a pele jovem não necessita de cuidados especiais. Mas não é bem assim. Mesmo no início da vida adulta, a partir dos 20 anos, o corpo precisa de atenção – e isso vale especialmente para a pele do rosto. Por isso, a fase da vida até os 29 anos é o momento ideal para investir na prevenção do envelhecimento.

A importância do colágeno para a saúde da pele

Dependendo da predisposição genética, algumas pessoas podem apresentar sinais de envelhecimento antes mesmo de completar 30 anos. Isso acontece porque a produção de colágeno pelo organismo começa a diminuir a partir dos 25 anos de idade.

Principal proteína responsável por dar forma, estrutura e sustentação à pele, o colágeno é responsável, junto com a elastina e o ácido hialurônico, pela preservação da cútis. Por isso é tão importante investir na prevenção do envelhecimento da pele e procurar os procedimentos mais indicados para conservar a estrutura, a firmeza e elasticidade.

O que acontece com a pele aos 25 anos

Segundo especialistas, nesta fase da vida a pele sofre uma diminuição da oleosidade natural, que pode causar ressecamento. É entre os 20 e os 29 anos que também podem surgir manchas de sol e algumas marcas de expressão. Embora discretas, elas merecem atenção especial.

Além da dificuldade na síntese de colágeno, nesse estágio o corpo apresenta queda no metabolismo e aumento no processo de glicação, que é uma das principais causas de envelhecimento cutâneo. Ele ocorre quando o excesso de moléculas de glicose se liga às fibras de colágeno e elastina, promovendo o enrijecimento das fibras dérmicas, a perda de elasticidade e a formação de rugas.

Cinco dicas para prevenir o envelhecimento da pele

Além de cuidados diários, como o uso de filtro solar, indispensável para retardar o envelhecimento cutâneo, algumas atitudes simples podem ajudar a prevenir o aparecimento de marcas indesejáveis e manter a pele sempre radiante nesta fase da vida.

Uma delas é realizar a higienização correta da face. Para isso, vale investir em produtos adequados para o seu tipo de pele e utilizá-los todos os dias pela manhã e antes de dormir. Remover toda a maquiagem antes de ir para a cama é uma das dicas valiosas dos especialistas. Isso evita que impurezas se instalem nos poros, causando lesões na pele do rosto.

Outro cuidado muito indicado é cortar os maus hábitos, como ingerir alimentos gordurosos, fumar e consumir bebidas alcoólicas em excesso.

Quem prefere investir em tratamentos com resultados duradouros, por sua vez, também pode realizar procedimentos como o Botox Preventivo.

Como funciona o Botox

Versátil e segura, a Toxina Botulínica atua no combate ao envelhecimento da pele ao bloquear temporariamente a ação de uma substância chamada Acetilcolina (ACH), um hormônio neurotransmissor produzido pelo sistema nervoso central e periférico, impedindo a contração muscular.

Ela é ideal para quem procura um tratamento preventivo ou de Rejuvenescimento Facial porque suaviza linhas de expressão e trata rugas que surgem com a movimentação muscular. “A aplicação de Botox possibilita relaxar a musculatura”, diz a Dra. Ticiana Garrido, dermatologista do Estúdio Mais. “O resultado é duradouro e pode ser visto alguns dias após a aplicação.”

Quer saber qual é o tratamento mais indicado para o seu caso? Agende uma avaliação em uma das unidades do Estúdio Mais!



Compartilhe: